Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1585 | Euro R$ 5,5113
Search

Mitos e verdades sobre amamentação

Descubra as curiosidades sobre o tema

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 22 de setembro de 2017 - 12:30
Orientações médicas e as práticas vividas pelas avós dividem as mamães de primeira viagem.
Orientações médicas e as práticas vividas pelas avós dividem as mamães de primeira viagem. -

Quando o assunto é amamentação, o debate entre as orientações médicas e as práticas vividas pelas avós e mães acabam acontecendo o tempo todo. Mas será realmente necessário criar esta distância entre as recomendações dos profissionais da saúde e as experiências vividas por terceiros sobre a melhor forma de cuidar dos bebês?

Para esclarecer as principais dúvidas, a especialista em maternidade e enfermeira Priscila Preissler desvenda alguns mitos.

1 - Impossível continuar oferecendo leite materno quando retornar ao trabalho? 

Priscila - Mito. Atualmente, extrair o leite materno é uma prática acessível, facilitando o retorno da mãe para suas atividades, sem perder os benefícios do aleitamento. O leite extraído pode ser armazenado no refrigerador por 12 horas ou no congelador por até 15 dias. Mas o ideal sempre é que a mãe consulte um profissional da saúde para entender qual a melhor indicação.

2 - O bebê deve mamar a cada três horas? 

Priscila - Mito. Hoje trabalha-se com o conceito de livre demanda para alimentação da criança, sem horários pré-estabelecidos, atendendo as necessidades calóricas e emocionais do bebê, quando ele quiser, pelo tempo que ele quiser.

3 - É preciso oferecer chá ou suco antes dos seis meses para suprir a sede?

Priscila - Mito. Muitos efeitos positivos do leite materno, como a proteção contra infecções, são mais evidentes se a amamentação for exclusiva nos primeiros meses de vida.

4 - Deve-se evitar cafeína e cortar bebida alcóolica?

Priscila - Verdade. Muitas substâncias e alimentos podem alterar a composição do leite. Deve-se evitar doses excessivas de cafeína, pois pode deixar o bebê irritado e sem sono; e o álcool, que destrói as células nervosas e deixa o bebê sem fome, levando ao baixo ganho de peso. Importante também evitar o tabagismo.

5 - É preciso ter muita paciência para amamentar.

Priscila - Verdade. Apesar de ser um ato natural, amamentar é uma ação que deve ser aprendida. Entre as dificuldades há a falta de conhecimento e conscientização da população e dos profissionais da saúde; culturas, crenças e mitos; condutas inapropriadas e pouca qualificação dos profissionais.

Matérias Relacionadas