Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1585 | Euro R$ 5,5113
Search

Como fortalecer a alimentação para afastar males comuns

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 14 de julho de 2017 - 17:00
Segundo os especialistas, entre os alimentos mais importantes estão aqueles que contêm as vitaminas A, B6, C e selênio
Segundo os especialistas, entre os alimentos mais importantes estão aqueles que contêm as vitaminas A, B6, C e selênio -

O inverno é uma época que divide opiniões: alguns amam o frio, outros detestam. Porém, preferências à parte, todos possuem uma preocupação em comum: as doenças típicas da estação.

É justamente nesse período que vários fatores deixam o organismo mais vulnerável a gripes, resfriados e outros problemas respiratórios. E como podem atrapalhar significativamente a rotina e, até mesmo, deixar alguém “de cama”, não faltam receitas caseiras para “curar” esses males. Porém, se tais pratos já fazem parte do cardápio habitual do inverno, por que é tão comum sermos pegos por essas doenças justamente nessa época do ano? De acordo com especialistas, alguns alimentos são, de fato, fortes aliados na prevenção de gripes e resfriados. Porém, para alcançar tal benefício, é preciso inseri-los corretamente na dieta.

“Alguns nutrientes, em especial, são capazes de estimular o sistema imunológico, melhorando sua resposta, são os chamados imunomodulares. Seguir uma dieta rica nesses nutrientes fortalece o organismo, deixando-o mais preparado para reagir diante de qualquer ameaça”, explica a nutricionista Joanna Carollo.

Vitaminas x tipos de alimentos - Entre os alimentos mais importantes estão aqueles que contêm vitamina A, B6, C e selênio. Alimentos de coloração amarelo alaranjada como a cenoura, o mamão, a manga, o pêssego e o caqui são ricos em vitamina A. O nutriente também está presente no alho, cravo da índia, espinafre e vegetais folhosos verde-escuros.

“O bife de fígado é uma das melhores fontes de vitamina B6, porém também é possível encontrar o nutriente em cereais como o levedo de cerveja, arroz integral e gérmen de trigo. Peixes como o atum e o salmão também são boas alternativas, pois, além do nutriente, possuem Ômega 3, um ácido graxo famoso por seu poder antioxidante”, acrescenta a nutricionista.

Já a vitamina C pode ser encontrada em frutas cítricas como o kiwi, acerola, o limão e a famosa laranja. Além das frutas, estão a couve, o brócolis, o agrião e, até mesmo, o pimentão. Por fim, o selênio está contido na castanha do Pará, sementes de girassol, cereais integrais e o tradicional arroz com feijão. “Também pode ser encontrado nas proteínas animais como frutos do mar, carne de frango, de porco e, até mesmo, na gema do ovo”, completa Joanna Carollo.

Matérias Relacionadas