Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Mitos e verdades sobre a doação de sangue

É preciso estar de jejum para doar sangue? Tire suas dúvidas sobre o tema

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 16 de junho de 2017 - 09:00
Segundo o Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população brasileira doa sangue com regularidade e de forma voluntária
Segundo o Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população brasileira doa sangue com regularidade e de forma voluntária -

Apenas 1,8% da população doa sangue com regularidade e de forma voluntária no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. O percentual fica um pouco abaixo do ideal estimado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), de 2% da população, como necessário para suprir as necessidades de sangue e outros componentes sanguíneos de um país. O índice tem relação com a falta de informação das pessoas, por isso O SÃO GONÇALO esclarece as principais dúvidas, mitos e verdades sobre o tema.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde e ter um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. O modelo da autorização pode ser adquirido através do site do Hemorio.

Diferente de outros exames, não é necessário estar em jejum, apenas evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Além disso, é proibida a ingestão de bebidas alcoólicas 12 horas antes do procedimento.

Outras dúvidas? 

O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, 8, no Centro do Rio. Para mais informações, o candidato pode ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece os pré-requisitos e dúvidas, além de informar o endereço das outras 26 unidades de coleta distribuídas pelo estado. O atendimento pelo telefone funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Veja também: Mitos e verdades sobre a pressão alta

Matérias Relacionadas