Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2538 | Euro R$ 5,5963
Search

Rinite em crianças: cuidados especiais que auxiliam no combate.

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 21 de abril de 2017 - 13:00
 Poeiras e ácaros são os responsáveis pelos sintomas, que são espirros, tosses e até sangramento.
Poeiras e ácaros são os responsáveis pelos sintomas, que são espirros, tosses e até sangramento. -

A rinite alérgica tende a se intensificar nas crianças durante o inverno. As noites mais longas e o tempo mais seco, típicos dessa época do ano, são os agravantes dessa doença que atinge mais de 2 milhões de brasileiros por ano.

No entanto, a rinite nas crianças tem uma característica pouco conhecida: a alergia pode não se desenvolver na fase adulta. Para combater a doença, os hábitos são mais decisivos que os fatores genéticos. Crescer em um ambiente limpo, arejado, com esterilizador de ar e luz solar faz toda a diferença.

Os sintomas da rinite são espirros, tosses e até sangramento e têm como responsáveis os alérgenos - poeiras e ácaros. Por isso, a limpeza da residência e dos locais frequentados pela criança é o componente decisivo para o desenvolvimento ou não da doença.

Assim, ter cuidado com os bichinhos de pelúcia, colchões, tapetes, carpetes e outros itens da casa é uma das premissas básicas para combater a rinite. 

Felipe Prado, especialista e diretor de comunicação da Sterilair, dá uma dica:  “Limpe o quarto das crianças com pano úmido. Essa ação evita a poeira ‘subir’ e as crianças inalarem ácaros que desencadeiam a rinite”.

Ainda segundo o médico, o ideal é limpar a casa quando os pequenos não estiverem: “A faxina muitas vezes exige tirar móveis do lugar, limpar ventiladores, entre outros objetos que acumulam muita poeira. Prefira limpar a residência quando os seus filhos estiverem na escola”, emendou Prado. 

Ter um esterilizador de ar no quarto das crianças é outra dica de Felipe. O esterilizador elimina até 99,9% dos micro-organismos aéreos, evitando grande parte dos poluentes que ocasionam a crise de rinite. “Outro fator importante é lavar as narinas das crianças. O procedimento pode ser feito com soro fisiológico e uma seringa de plástico. Dessa forma, você mantém o nariz mais úmido e diminui as chances de sangramento”, disse.

Exames 

É importante fazer exames para identificar o tipo de alérgeno que agrava a rinite das crianças.

“Por mais que fatores genéticos influenciem, a rinite pode ser agravada pelo consumo de alimento que tenham histamina (queijo, carne, embutido, entre outros)”, finalizou.

Matérias Relacionadas