Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1626 | Euro R$ 5,5173
Search

Obesidade: um risco ao bom funcionamento dos rins

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 10 de março de 2017 - 12:45
Segundo a Sociedade de Nefrologia, 10 milhões de brasileiros têm problemas renais
Segundo a Sociedade de Nefrologia, 10 milhões de brasileiros têm problemas renais -

O Dia Mundial do Rim, criado com o objetivo de divulgar informações e chamar a atenção para assuntos relacionados à prevenção das doenças renais crônicas, é comemorado hoje. E este ano a campanha traz como tema “Doença Renal & Obesidade: Estilo de Vida Saudável para Rins Saudáveis”.

“A obesidade é um fator de risco potente para o desenvolvimento de doença renal, já que nesses casos os rins têm que trabalhar mais, filtrando mais sangue que o normal (hiperfiltração) para satisfazer as exigências metabólicas do aumento do peso corporal. O aumento da função pode danificar o rim e aumentar o risco de desenvolver doenças renais crônicas a longo prazo”, explica o médico nefrologista e consultor da B. Braun Avitum, Rubens Lodi.

No Brasil, 10 milhões de pessoas sofrem com algum tipo de disfunção renal, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia. Quando o assunto é obesidade a taxa também é preocupante. Dados do Ministério da Saúde apontam que 52,5% da população adulta está acima do peso e, dessa parcela, 17,9% estão obesos.

Uma pesquisa realizada pelo Imperial College de Londres e divulgada em abril de 2016, pela revista médica Britânica The Lancet, mostra que a obesidade afeta 13% da população mundial adulta (641 milhões de pessoas), podendo chegar até 20% em 2025.

A boa notícia é que a obesidade, bem como doença renal crônica, é em grande parte evitável. Educação e conscientização dos riscos da obesidade e um estilo de vida saudável, incluindo nutrição adequada e exercício físico, pode ajudar dramaticamente na prevenção da obesidade e doença renal.

O especialista faz um alerta sobre a importância do diagnóstico precoce. “Infelizmente, a população brasileira ainda não tem a dimensão de que a obesidade afeta os rins. O senso comum ainda aponta que obesidade faz mal ao coração, agrava o diabetes, mas além de tudo isso, quem é obeso pode sim sofrer de doença renal crônica. Outro ponto, é que excluindo os problemas de cálculos renais, o rim não dói. Os sintomas só apareceram quando o rim apresenta perda de 80% da capacidade. Ou seja, fazer exames regulares anualmente, ou em caso de pacientes de risco, de seis em seis meses, é de extrema importância e para um diagnóstico precoce e consequentemente mais sucesso no tratamento de uma possível complicação”, afirma.

Matérias Relacionadas