Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1626 | Euro R$ 5,5173
Search

Qual o melhor: Açúcar ou adoçante?

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 13 de janeiro de 2017 - 12:00
Imagem ilustrativa da imagem Qual o melhor: Açúcar ou adoçante?

Açúcar ou adoçante: qual o melhor? E qual o seu preferido? A dúvida entre os benefícios e malefícios dos dois produtos são temas constantes de discussão.

Uns fazem suas escolhas pelo que consideram mais saudável, outros pelo que acham mais gostoso. Saiba quais as principais diferenças entre açúcar e adoçante e passe a adoçar os produtos que consome de forma consciente.

A nutricionista Marcia Daskal, da Recomendo Assessoria em Nutrição, explica que o açúcar e o adoçante são substâncias diferentes, mas usadas com a mesma finalidade: adoçar.

“A sacarose, o açúcar de mesa, é um carboidrato simples, composto por glicose e frutose, natural da cana-de-açúcar ou de outros vegetais, como a beterraba, sendo responsável pelo fornecimento de energia. Já os adoçantes ou edulcorantes são substâncias não calóricas variadas com poder de dulçor muito superior ao açúcar e que, por isso, podem ser usados em pequenas quantidades”, contou.

Apesar dos adoçantes serem vistos pelas pessoas como uma opção mais saudável, isso não é comprovado. A ausência de açúcar não torna a alimentação mais saudável, pois o que importa é a forma e a quantidade com que o ingrediente é consumido e de que maneira isso se encaixa no estilo de vida de cada pessoa.

“Os edulcorantes são comumente utilizados na substituição da sacarose com o objetivo de reduzir o valor calórico dos alimentos e bebidas. Porém, essa substituição não necessariamente garante uma redução de calorias, já que alguns produtos têm uma maior quantidade de gordura na formulação”, explicou a nutricionista.

O resultado é que algumas pessoas acabam aumentando o consumo dos alimentos light e podem comer até mais calorias.

Obesidade

Nos casos de obesidade, ambos podem ser utilizados. O importante é a alimentação como um todo. “Se o indivíduo, além da obesidade, tem diabetes por exemplo, pode ser estratégia do nutricionista ou médico que o acompanha optar pelo adoçante, na maioria das vezes”, destaca Marcia Daskal.

Diabetes

O Ministério da Saúde indica o uso de adoçantes como parte do tratamento do diabetes, já que não requerem insulina para sua absorção. Porém, isso não quer dizer que alguns diabéticos não possam consumir açúcar, desde que com acompanhamento de nutricionista e médico, a critério do profissional de saúde.

Matérias Relacionadas