Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Diz o dito popular

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 08 de setembro de 2015 - 18:33

O dito popular “Tem coisas que só acontecem com o Botafogo” é utilizado de forma recorrente em situações adversas que o Alvinegro enfrenta. Ao sofre o empate do Vitória aos 48 minutos do segundo tempo, os torcedores que acompanhavam a partida devem ter lembrado dessa máxima. Mas a assistência despretensiosa de Camacho e a confiança de Sassá comprovaram que também pode ser aplicado a episódios favoráveis. Um minutos depois, o volante deu um ‘chutão’ pra frente na tentativa de afastar o perigo, e Sassá venceu a corrida com Guilherme Mattis, zagueiro que marcara o gol de empate um minuto antes, ajeitou no peito e ainda tirou do goleiro, para calar a torcida do ‘Leão’ no Barradão.

A vitória fora de casa sobre um dos principais adversários na disputa pelo título do acesso garantiu um pouco de alívio ao elenco, depois de ter desperdiçado pelo menos três chances de retomar a liderança. Com 42 pontos, o Glorioso soma dois de vantagem sobre o vice-líder, Payssandu. Para manter a posição, a equipe de Ricardo Gomes precisa vencer o Paraná, hoje, às 19h, no estádio Nilton Santos.

Setor que mais preocupava os botafoguenses ao longo da temporada, o ataque alvinegro, aos poucos, ganha consistência. Cotado como uma promessa que ainda não dera certo, Sassá teve um dia iluminado e, segundo ele, sua desenvoltura se deve ao seu novo posicionamento em campo, já que o jovem atacante atuou como referência na frente, e não pelos lados do campo, como geralmente era acionado. Outro que está em ‘lua de mel’ com a torcida é o uruguaio Navarro. Autor de seis gols em sete partidas disputadas, ele já supera o desempenho do compatriota Loco Abreu, se comparada as primeiras semanas de ambos em General Severiano.

Fla x Flu estranho

Desde momentos antes do início da partida, quando foi anunciado que Ronaldinho Gaúcho não jogaria por conta de uma virose, o clima entre os torcedores do Fluminense já era de desconfiança. Com a divulgação da escalação sem Edson e com Douglas ... como volante, a coisa piorou. E o que se viu nos 20 primeiros minutos de jogo foi uma equipe totalmente perdida e que só não levou uma goleada rubro-negra por conta de grandes defesas de Diego Cavalieri. A torcida tricolor tem todo direito de reclamar da ‘levantada’ de vôlei de Wallace para Sheik marcar o primeiro gol. Podemos considerar até, que se o juiz tivesse marcado a mão do zagueiro, teria que adverti-lo com cartão amarelo, e que depois Wallace tomou realmente um amarelo e poderia ser expulso. Mas o Fluminense não mereceu melhor sorte. Algo de estranho está acontecendo nas Laranjeiras: em 30 pontos disputados só ganhou seis. O Flamengo de Oswaldo Oliveira agradece e abre passagem rumo ao G4.

O homem dos charutos já pode comprar a passagem para a Sibéria?

A cada rodada que passa se complica mais a situação do Vasco. Não adianta o jogo ser em casa, que a equipe não consegue fazer prevalecer o mando de campo sobre o adversário. Dessa vez, realmente a parada era mais difícil, enfrentando um time que ocupa a parte de cima da tabela, brigando, mesmo que remotamente pelo título, mas com grandes chances de conquistar uma das vagas para a Libertadores. O Atlético-MG dominou o jogo e administrou a partida. A grande aposta é quando o Vasco vai voltar a ganhar nesse Brasileiro. No meio de semana vai à Campinas enfrentar a Ponte Preta, que no primeiro turno já derrotou os cruzmaltinos em pleno São Januário. Com apenas 13 pontos e a 13 pontos do primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Coritiba, é bom o ‘homem dos charutos’ começar a pesquisar o preço da passagem para a gelada Sibéria, já que prometeu passar uma temporada lá caso o Vasco seja rebaixado no Brasileiro.

Seleção de Dunga não empolga

Uma vitória magra, como tem sido o futebol brasileiro desde a última Copa. Comemorar vitória sobre a Costa Rica por 1 a 0 é rídiculo. O que Dunga pretende fazer até às eliminatórias para montar uma equipe competitiva é uma icógnita. Depender do talento de Neymar é pouco. Não podemos contar com um só jogador para levar o Brasil nas costas. Por isso o nome é ‘Seleção’. Hoje, o que temos é um arremedo disso, com jogadores que se destacam em suas equipes, principalmente na Europa, mas que na hora de formar uma equipe competitiva deixam muito a desejar.

Alemanha continua forte

A Seleção tetracampeã venceu a Escócia por 3 a 2, ontem, em Glasgow, pela 8ª rodada do Grupo D das eliminatórias para Eurocopa e seguem na liderança, com 19 pontos, precisando de apenas uma vitória em dois jogos para confirmar a vaga no torneio que será disputado na França.

Com troca de passes à frente da zaga da Escócia, a Alemanha deu a impressão de que, ao abrir o placar, resolveria a parada. Aos 18 minutos, Müller chutou de fora da área. A bola desviou no zagueiro Martin, e entrou. Visitantes na frente.

Sugestões, críticas e comentários para esta coluna devem ser enviadas para o e-mail autoridade. esportivas@jornalsg.com.br

Matérias Relacionadas