Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1551 | Euro R$ 5,5144
Search

Crise do Futebol Carioca

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 31 de agosto de 2015 - 22:03

Mais uma rodada muito ruim para a maioria dos cariocas nas diversas séries do Brasileirão. Apenas o Flamengo venceu. O Macaé empatou jogando em casa e todos os outros foram derrotados. Vergonhoso o futebol carioca. Não é surpresa. A FFERJ é comandada pelo nefasto Rubinho, que, por sua vez, é assessorado pelo homem do charuto. Não se podia esperar outra coisa. O campeão carioca é o Vasco, último colocado da série A, tendo marcado apenas 8 gols em 21 partidas. No mês de agosto, não marcou nenhum. Talvez seja recorde negativo de desempenho ofensivo. O Vasco não dá mais esperança. Enfrentou equipes que brigam para não cair nas cinco últimas rodadas. A torcida contava com pelo menos 12 pontos. Marcou apenas um. É de 9 pontos a distância para o Cruzeiro, primeiro fora da zona do rebaixamento. Quem está melhor (?) colocado é o Fluminense. Mas nitidamente em viés de descida. O Flamengo, ao contrário, tem dado esperança de melhora. Já está bem próximo do Fluminense, podendo sonhar com o G4. Na briga pelo acesso, o Botafogo também está decepcionando. Perdeu para o CRB. Está, ainda, no G4, agora em terceiro, mas com várias equipes próximas. A situação é perigosa, até em razão do mau futebol que tem sido apresentado.
O Fluminense tomou um passeio tático e técnico do Atlético, principalmente no primeiro tempo. Apesar deste domínio absoluto dos mineiros, o Galo não teve chances reais para marcar. Cavalieri não fez nenhuma defesa difícil. Comandado por Rafael Carioca, melhor volante do campeonato, e Giovani Augusto, o antigo time do dentuço, peça nula em campo, comandava as ações, ditava o ritmo da partida, parecendo que estava treinando. Como o futebol é imprevisível, apesar de estar jogando muito mal, pessimamente posicionado em campo, sem laterais e com um a menos (R10 não conta), as duas maiores oportunidades foram do tricolor carioca. Wellington Paulista e Jean, entretanto, deixaram de marcar na frente do goleiro. Giovani Augusto, ao contrário, marcou na oportunidade que teve. Mas o domínio era absoluto. No segundo tempo, o Fluminense empatou em uma falha de marcação da defesa atleticana. O jogo ficou por algum tempo equilibrado. Mas o elenco do Atlético falou mais forte. Com as mudanças feitas por Levi, principalmente as entradas de Dátolo e Patrick, os mineiros retomaram o controle do jogo e acabaram por marcar quando faltavam 07 minutos para o fim. Placar justo. Preocupante a situação do Fluminense. Caso se insista em escalar Ronaldinho Gaúcho de início, a equipe continuará com um jogador a menos e, considerando a tabela difícil que se avizinha, corre o risco, concreto, de na próxima coluna já não ser o melhor carioca classificado. A torcida já perdeu a esperança com o dentuço. Falta o treinador ter coragem para barrá-lo.
O Flamengo venceu um jogo que se mostrava na véspera muito difícil. Marcou logo no início, controlou a partida e foi ajudado pela expulsão do lateral do Sport ainda no primeiro tempo. É nítida a melhora do Flamengo. Antes mesmo da chegada de Osvaldo de Oliveira, o time já vinha se apresentando bem, apesar de não vir ganhando. Agora, aparentemente, a maré virou de lado e as vitórias têm ocorrido. O Flamengo tem elenco para brigar pelo G4. Vamos ver se a diretoria não atrapalha. No meio da semana, enfrenta o Avaí fora do Rio, apesar de ter o mando de campo. Estes jogos longe da torcida, nos anos anteriores, prejudicaram a campanha rubro-negra. Vamos ver.
O Vasco não dá mais esperança ao torcedor. Na Copa do Brasil continua na luta. Eliminou o grande rival. Os torcedores comemoraram como se fosse um título. Mas tudo voltou ao normal no final de semana. Jogava melhor que o Figueirense e perdia muitos gols e, mais uma vez, nos acréscimos, assim como ocorreu contra o Coritiba, sofreu um gol sem que tivesse qualquer chance de reação. A defesa do Vasco é muito lenta. Qualquer equipe que tenha um jogador veloz no ataque pode complicar. Até o falastrão, conhecido homem do charuto, já perdeu as esperanças. Precisa de 30 pontos dos 51 restantes. Como ganhou apenas 13 pontos em 63 disputados, pode se dizer que o Vasco já caiu. Tomara que estejamos errados.

Em Tempo

Lamentável que o campeonato brasileiro não paralise no período em que a seleção está convocada. Agora, além da seleção principal, a CBF desfalca as equipes com jogadores da seleção olímpica. É o fracasso do calendário nacional.
Também lamentável que Coutinho e Marcelo somente tenham sido convocados com as lesões de Felipe Luiz e Ramires. Ficou confirmado que a não convocação inicial foi por opção do fabuloso Dunga. Ainda falta Thiago Silva.

Matérias Relacionadas