Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1566 | Euro R$ 5,517
Search

Niterói sedia a ‘Semana da Língua Alemã’, a partir desta segunda (25)

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 24 de abril de 2016 - 19:35
Imagem ilustrativa da imagem Niterói sedia a ‘Semana da Língua Alemã’, a partir desta segunda (25)

O Instituto Cultural Germânico (ICG) promove a “Semana da Língua Alemã, em Niterói e no Rio, com uma série de atrações gratuitas, reunindo gastronomia, cinema, artes plásticas, palestras e música. Organizado pelas embaixadas da Alemanha, Suíça e Áustria, o evento acontece de hoje até sábado (30) e pretende difundir o idioma e a diversidade da cultura dos países de língua alemã. Não é necessário inscrição prévia, e as atividades em Niterói acontecem na Unilasalle, em Santa Rosa. Uma das atrações será a exposição ‘Ortzeit - Local Time’, que apresenta imagens, em preto e branco, do fotógrafo alemão Stefan Koppelkamm em dois momentos. Ele produziu fotos de cenas urbanas e representativas da Alemanha Oriental após a queda do muro de Berlim, em 1990 e 1992. E 12 anos depois, Stefan voltou aos mesmos locais e os fotografou exatamente do mesmo ângulo. A mostra traz as transformações sofridas na região com o tempo. O vernissage acontece nesta segunda, às 20h, na Galeria de Arte La Salle. A exposição pode ser conferida até 6 de maio, das 9h às 20h. Durante a abertura da exposição, acontecerá a apresentação da cantora e professora de canto do Conservatório de Música do Rio de Janeiro, Luciana Lazulli, com repertório de músicas em alemão. Antes da abertura da exposição, às 18h, o chef Harald Engelbart promove workshop sobre gastronomia contemporânea alemã, no auditório da Unilassalle.

Cinema - O ICG realiza também nesta segunda, às 16h, no anfiteatro da Unilassalle, a sessão especial do Kinoklub, que realiza exibições mensais de filmes com foco na cultura alemã.

Nessa edição, o público poderá assistir ao filme “Vitus”, do diretor suíço Fredi M. Murer. O longa será apresentado também na filial do ICG de Icaraí na quinta (28), às 19h. Nestas duas sessões, haverá bate-papo com o palestrante convidado Gundo Geuss, pós-doutorado em Geografia Humana pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre em Antropologia pela Universidade Livre de Berlim.

Matérias Relacionadas