Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Pílula do dia seguinte: Mitos e Verdades

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 29 de janeiro de 2016 - 11:48

Apesar de bastante utilizada e recentemente seu uso ter se tornado comum, a pílula contraceptiva do dia seguinte ainda gera muitas dúvidas. Em se tratando de vida sexual ativa, sabe-se que “acidentes” acontecem, porém muitas dúvidas podem ser tiradas com informações simples. O ginecologista Renato Ferrari, diretor da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do estado do Rio de Janeiro (SGORJ) esclarece algumas.

O SÃO GONÇALO - Qual o nível de eficiência da pílula e em quais casos ela deve ser usada?

RENATO FERRARI - A taxa de falha é de 1,1% , o que equivale a 1,1 de gravidez em cada 100 mulheres que fazem uso do método, quando usado nas primeiras 24 horas após a relação desprotegida. Ela é indicada para prevenir gestações inoportunas, após relações sexuais desprotegidas ou em caso de violência sexual ou coerção.

OSG - Até quantas vezes a pílula do dia seguinte pode ser usada em um ano?

FERRARI - Não existe definido na literatura um limite de quantas vezes a mulher pode utilizá-lo, mas o método não é adequado para uso frequente.

OSG - É verdade que com uso frequente, o organismo “se acostuma” à pílula e passa a não ter mais efeito?

FERRARI - Não é bem assim. O fato é que, se a mulher está fazendo uso desse método constantemente, a chance de falha é maior pela maior exposição ao risco e, portanto, ela deverá fazer a contracepção de forma adequada e programada. Se usada várias vezes no mês, a pílula pode interferir no ciclo menstrual.

OSG - Bebida alcoólica pode cortar o efeito da pílula?

FERRARI- Não.

OSG - A pílula em dose única é mais eficaz do que aquela tomada em duas doses ou vice-versa?

FERRARI - Também não. A diferença entre elas é que aquela de um comprimido é duas vezes maior a dose daquela de doIs comprimidos. A vantagem da dose única é que garante o uso da dose completa, evitando a necessidade de tomar outro comprimido 12 horas depois sob o risco de esquecimento.

OSG - Até quanto tempo depois da relação, a pílula funciona?

FERRARI - Quanto mais próximo da relação a pílula é tomada, melhor o resultado contraceptivo. Como visto anteriormente, a taxa de falha é de 1,1% nas primeiras 24 horas, mas a taxa de falha quando usada entre o quarto e o quinto dias da relação cai para 2,7%.

Matérias Relacionadas