Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Senadoras virão visitar vítima

Bancada feminina do Congresso prepara texto sobre estupro coletivo de adolescente no Rio

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 28 de maio de 2016 - 11:00
Senadora Gleisi Hoffmann disse que um grupo de parlamentares vai procurar vítima e familiares e cobrar resultado das autoridades
Senadora Gleisi Hoffmann disse que um grupo de parlamentares vai procurar vítima e familiares e cobrar resultado das autoridades -

Ao abrir a sessão do Plenário de ontem, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) informou que a bancada feminina no Congresso está preparando uma nota de repúdio ao estupro coletivo de uma jovem ocorrido, no último sábado, no Rio de Janeiro. A nota será lida nos Plenários do Senado e da Câmara dos Deputados na próxima terça.

Gleisi disse ainda que um grupo de parlamentares fará, na próxima semana, uma visita à vítima e aos familiares, além de cobrar das autoridades de segurança do estado, investigação e punição dos responsáveis.

A senadora afirmou que a cultura machista e da violência que ainda permeia as relações da sociedade precisa ser enfrentada com uma discussão aprofundada. “Isso tem muito a ver com a visão de que mulher é extensão da propriedade privada do homem ou do marido. Vamos precisar do auxílio dos homens para combatermos situações como essas. Se não tivermos reação firme, vão continuar acontecendo, inclusive com estímulo e divulgação”, lamentou. Segundo a senadora, o Brasil já avançou muito e conseguiu tirar do ordenamento jurídico, legislação que subjugava as mulheres, mas a cultura do estupro ainda permeia a sociedade. “Isso é muito grave, não dá para o Senado fechar os olhos”, afirmou.

Gleisi também lembrou outro caso de estupro coletivo ocorrido em Bom Jesus, no Piauí, na sexta-feira (20), e o ocorrido, há exatamente um ano, em Castelo, também no Piauí. O senador José Medeiros (PSD-MT) também considerou um absurdo que esse tipo de ato ainda aconteça. Ele disse que é preciso condenar com veemência a ação, sobretudo diante da divulgação do estupro nas redes sociais. “Isso é o cúmulo da falência do entendimento da convivência social”.

Matérias Relacionadas