Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Comissão define calendário

Andamento da segunda fase do pedido de impeachment será acertada em reunião amanhã

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 22 de maio de 2016 - 21:12
Relator da Comissão do Impeachment, Antonio Anastasia, vai apresentar plano de trabalho
Relator da Comissão do Impeachment, Antonio Anastasia, vai apresentar plano de trabalho -

O relator da Comissão Especial do Impeachment, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), apresenta, amanhã, a partir das 11h, o plano de trabalho para a segunda etapa do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. A proposta será votada pelos membros da comissão.

Com a admissibilidade do processo aprovada no último dia 12, tem início agora a fase de pronúncia. Nessa etapa, os trabalhos concentram-se na comissão, com a produção de provas, audiência de testemunhas, diligências e debates entre a acusação e a defesa.

A Comissão Especial do Impeachment continua a ser presidida pelo senador Raimundo Lira (PMDB-PB), mas caberá ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, coordenar as atividades.

Ao assumir essa função, também em 12 de maio, Lewandowski afirmou que os juízes são os senadores e que ele atuará como um órgão recursal. O presidente do STF disse ainda que os procedimentos a serem seguidos são baseados no processo de impeachment do presidente Fernando Collor, em 1992.

Duração – Os senadores Raimundo Lira e Antonio Anastasia, Ricardo Lewandowski, técnicos da Comissão Especial do Impeachment e do STF se reuniram, na última terça-feira, para discutir os aspectos legais do processo de impedimento. Ao sair do encontro, Lira disse que anunciaria o calendário da nova etapa na reunião do dia 24. Segundo o senador, os integrantes do colegiado decidirão por voto se as investigações vão durar menos de 180 dias, período máximo de afastamento da presidente afastada Dilma Rousseff.

Matérias Relacionadas