Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Igreja Católica chama atenção para a necessidade de saneamento básico

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 10 de fevereiro de 2016 - 22:57
Um dos objetivos é debater políticas públicas para o problema
Um dos objetivos é debater políticas públicas para o problema -
O acesso à água potável e ao esgotamento sanitário é condição necessária para a superação da injustiça social e para a erradicação da pobreza e da fome, para a superação dos altos índices de mortalidade infantil e de doenças evitáveis e para a sustentabilidade ambiental”. Esse é o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, lançada ontem pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic).
Com esse tema, a Igreja Católica quer alertar sobre o direito de todas as pessoas ao saneamento básico e debater políticas públicas e ações que garantam a integridade e o futuro do meio ambiente. 
O presidente do Conic, dom Flávio Irala, disse que tratar do tema é fundamental porque nem sempre tem visibilidade nas propostas públicas e nos movimentos sociais.
“Nos preocupamos com o fato de que mais da metade da população permaneçam sem acesso à rede de coleta de esgoto e que apenas 40% dos esgotos sejam tratados. Nenhuma pessoa deve ser privada do acesso a esse serviço em função da sua condição socioeconômica. O acesso ao saneamento promove a inclusão social e a garantia dos principais instrumentos de proteção da qualidade dos recursos hídricos e dos inibidores de doenças, como chikungunya, dengue, diarreia, bem como para evitar a proliferação do vírus Zika”, disse.

Matérias Relacionadas