Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Uma demonstração de fé

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 26 de maio de 2016 - 19:04
Confecção de tapetes para procissão de Corpus Christi  no dia 26/05/2016
Confecção de tapetes para procissão de Corpus Christi no dia 26/05/2016 -

São Gonçalo viveu, na manhã de ontem, uma procissão de fé. Cerca de 50 mil fiéis participaram da celebração de Corpus Christi que, há 21 anos, une famílias e Igreja. Considerado como o maior tapete de sal da América Latina, a obra é Patrimônio Público Cultural e Religioso do Município. Este ano, 27 paróquias participaram da confecção dos 230 tapetes, cada um com 5,5m por 3m, somando cerca de 1,5 quilômetro de extensão.

A preparação começou por volta das 20h de quarta-feira e se estendeu por toda a madrugada de ontem. Ao todo foram usadas 50 toneladas de sal, além de borra de café, pedrarias, corantes e mais de 200 sacos de cem litros de serragem. O tapete foi exposto ao longo das ruas Moreira César, Feliciano Sodré e Nilo Peçanha. Este ano, o Papa Francisco escolheu o tema das obras: a misericórdia. O pároco da Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante, André Luiz Bastos Siqueira, falou sobre a importância desta festa para os católicos. “A eucaristia ocupa um lugar central para os católicos. Este ano, os tapetes trazem uma temática social. E a confecção deles é a nossa demonstração de fé a Deus”, afirmou.

Membros da Paróquia São José Operário, Sérgio Santos Pereira, de 60 anos, e Ademilda Honorato Pereira, 59, passaram a madrugada construindo o tapete de sal e, pela manhã, já estavam de volta para acompanhar a missa e procissão. “Nosso tapete teve como tema a Sagrada família. Somos da pastoral da família e, por isso, decidimos trabalhar com esta temática. Nossa preparação começou, às 19h, ainda em casa com a separação de materiais. Voltamos para casa de madrugada, mas não podíamos deixar de assistir à missa”, contou Sérgio.

Mãe do padre Willian César, a aposentada Marilza Pereira da Silva, 66, disse que participa da procissão de Corpus Christi desde o primeiro ano. “Adoro estar aqui. Hoje, estou adoentada, mas nem isso me fez ficar em casa. Já participei da construção dos tapetes. Mas, hoje, pela idade, não consigo mais. Mesmo assim, não deixo de participar da missa e procissão”, contou.

As crianças Anna Júlia e Anna Clara, de 6 e 3 anos, respectivamente, participaram, pela primeira vez, da celebração. A mãe das meninas, Rafaelle Ramos, 31, contou que todos aos anos, participa da celebração, mas desta vez, resolveu levar as filhas que adoraram as obras. “É tudo lindo, mamãe”, dizia Anna Júlia, encantada.

Moradora do Porto da Pedra, a dona de casa Lourdes Felizardo, 51, também chegou bem cedo para ver a demonstração de fé. “Venho, tradicionalmente, todos os anos. Esses tapetes são uma demonstração de fé. Gosto muito de caminhar e ver essa obra”, afirmou.

Missa e Procissão – O arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, presidiu a celebração eucarística de Corpus Christi na Igreja Matriz de São Gonçalo, que contou ainda com a presença de cerca de 30 padres de igrejas locais.

Dom José agradeceu a presença de todos os fiéis e parabenizou São Gonçalo pela produção dos tapetes. “Corpus Christi é o nome dado à grande festa do corpo físico, eucarístico e eclesial de Nosso Senhor. Aqueles que se alimentam do corpo de Cristo estão unidos em uma só Igreja. Tudo nesta festa reflete beleza. Corpus Christi é a festa da beleza de Deus”, explicou. Após a missa, o arcebispo convidou todos para acompanhar a tradicional procissão sobre os tapetes.

O prefeito Neilton Mulim acompanhou a confecção dos tapetes durante a noite de quarta-feira. Durante quatro horas, ele percorreu todo o trajeto do evento ao lado de fiéis e espectadores. “É um momento de fé, família, união, amor, alegria e de oração. A cada ano, as igrejas e os fiéis inovam e garantem um belo espetáculo na cidade”, garantiu. O secretário municipal de Turismo e Cultura, Joel d’Castro, revelou que a preparação da festa começou em março, quando assumiu a pasta. “Esta foi a minha primeira missão a frente da secretaria. Mas acompanho esta festa desde a minha juventude. Essa exposição artística é uma verdadeira obra prima. É gratificante ver o resultado deste trabalho, que conta com a união dos fiéis”, contou.

Tradição começou em Portugal

A festa de Corpus Christi celebra a Eucaristia, que é o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando esse sacramento foi instituído. Durante a última ceia, Jesus mandou seus apóstolos celebrarem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho, que se transformariam em seu corpo e sangue.

A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia.

Matérias Relacionadas