Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2124 | Euro R$ 5,5606
Search

Tudo pronto para o Carnaval

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 04 de fevereiro de 2016 - 21:52
No barracão das escolas, os trabalhos estão em ritmo intenso de preparação das alegorias
No barracão das escolas, os trabalhos estão em ritmo intenso de preparação das alegorias -
ESCOLAS PREPARAM OS ÚLTIMOS DETALHES PARA OS DESFILES EM NITERÓI 
Faltando apenas três dias para o início dos desfiles oficiais na Rua da Conceição, no centro de Niterói, o trabalho é a palavra de ordem no novo galpão situado na Avenida Feliciano Sodré, no Ponto Cem Reis, que está sendo usado por 18 das 29 agremiação filiadas à União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (Uesbcn) como local de preparação. A maioria das 29 desfilantes que se apresentarão nas noites de domingo, segunda e terça-feira de Carnaval, mantém equipes que cuidam dos últimos detalhes para que tudo corra bem na apresentação. 
  O novo "barracão" das escolas funciona em um galpão alugado pela prefeitura de Niterói em substituição ao antigo, situado no antigo quartel do Exército, no Barreto, onde está sendo erguida a nova sede da Guarda Municipal. O galpão deverá ser usado até dezembro desse ano. A redução da distância no transporte para o local de desfiles, que minimiza riscos de danos das alegorias, está entre as vantagens apontadas pelos sambistas. O presidente da Uesbcn, André Nogueira, revelou que os representantes das agremiações filiadas, mais uma vez, conseguiram vencer as dificuldades com muito trabalho, para proporcionar um espetáculo com novidades. "Procuramos melhorar e oferecer novas opções ao público, que a cada ano, é mais numeroso, e reúne famílias inteiras na Rua da Conceição", afirmou André. Existiram critérios para a cessão do espaço - as dezoito escolas do Grupo Principal e do Grupo de Acesso, que estavam no antigo galpão, tiveram prioridade na ida ao novo local, que tem mil metros quadrados.
  A União das Engenhoca,  que desfila no Grupo de Acesso e apresentará um enredo sobre  a miscigenação brasileira,, trabalha diariamente com um grupo para dar acabamento ao carro alegórico e o Tripé que serão levados ao local de desfiles. "Nossa ideia é que tudo esteja concluído no fim de semana", afirmou o presidente da agremiação, Anderson Canela.  O vice-presidente da Folia do Viradouro, Marcelo Di Serpa, acredita que a melhoria das condições estruturais são fundamentais para  que a festa ganhe projeção cada vez maior. "Os sambistas estão procurando se sofisticar com os novos padrões de organização. Quando há estímulo, tudo flui melhor", afirmou ele. A folia do Viradouro é a atual campeã do Carnaval e esse ano, desenvolve o enredo sobre a culinária. 
  Desde abril do ano passado, a diretoria executiva da Uesbcn trabalha em prol da organização dos desfiles, que são feitos em parceria com a empresa Niterói, lazer e Turismo (Neltur). Uma das novidades implantadas pelos sambistas é a lavagem da Rua da Conceição, que será feita por baianas das escolas filiadas à Uesbcn, antes da abertura oficial do Carnaval. A outra é a apresentação da Acadêmicos do Cubango e Viradouro, que voltam a fazer desfiles 'de cortesia' - sem alegorias, ao público de Niterói.  
  Estrutura - A Rua da Conceição começou a receber ontem a estrutura para a passagem das agremiações. O local terá arquibancadas e grades para receber o público e também o sistema de iluminação reforçado. A área de desfiles terá cerca de 500 metros e vai da Rua Visconde do Rio Branco (concentração) até a Visconde de Sepetiba.  

Matérias Relacionadas