Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

O melhor amigo do homem

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 22 de janeiro de 2016 - 19:24

Será que a amizade é uma característica que se dá apenas entre os seres humanos? Ter amigos nesta vida nos faz sentir mais felizes e seguros. O sentimento de amizade é nobre e engrandece a alma.

Mas, será que existe a possibilidade de termos um amigo “animal?” Quem de nós já não tevê um amigo canino nesta vida? Tição, Spike, Mama, Thor e o tradicional Rex, são amigos fiéis.

A bem da verdade, ter um cão como amigo já é prática milenar. Tudo começa, já há muitos anos passados, com os lobos. Com os cruzamentos e miscigenação de espécies caninas, o cão se torna menos selvagem, aproximando-o do homem.

A princípio, tornam-se seu guardião e em algumas civilizações instrumento de ataque e guerra. Com o passar do tempo, muitas raças tornaram-se dóceis e domesticáveis.

No Brasil, 37,1 milhões de pessoas possuem um cão em suas casas. A fidelidade deste animal aos seus donos é incomparável.

Veem-se nas ruas andarilhos, pessoas sem teto, com seus cães, estabelecendo com eles uma relação de proteção e carinho, mesmo não tendo eles, os andarilhos, as devidas condições econômicas para manter os seus cãezinhos.

Estes animais, comprovadamente, demonstram emoções como a dos humanos. Agem de maneira extremamente protetora e carinhosa para com os seus “eleitos donos”.

Além de tudo, a inteligência dos cachorros é notória em relação a outros animais. O seu alto índice de inteligência permite que sejam utilizados em atividades de servir ao homem.

É o caso dos cães guias de cegos, como também os cães que atuam em trabalhos com crianças portadora de Síndrome de Down, ajudando ainda em resgates, buscas e salvamentos, como também, farejando para encontrar drogas escondidas.

O homem e o cão comprovam, de que é possível o equilíbrio, o respeito e o amor entre os seres.

“Se um cão não vier até você após ter olhado em seu rosto, você deverá ir para casa e examinar sua consciência”. (Woodrow Wilson)

Preserve o meio ambiente.

ROGÉRIO TRAVASSOS Advogado, especialista em Direito Privado e Direito Ambiental. Professor Universitário com dedicação exclusiva a Universidade Salgado de Oliveira. Sócio e Advogado da Empresa de Consultoria AMBIENTE E TAL, morador da cidade de Maricá.

Matérias Relacionadas