Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Chefão do CV é morto em São Gonçalo

Após morte de Polho, comércios do Salgueiro, Caramujo e Alemão são fechados

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 24 de outubro de 2015 - 20:43

O BPChoque fez operação no Salgueiro, apreendendo drogas e pistola. Polho deu entrada, logo depois, no PSSG. Com sua morte, comércio no Caramujo fecho

Por Marcela Freitas e Cyntia Fonseca

Apontado pela polícia como uma das lideranças do Comando Vermelho (CV) no Estado, Paulo Ricardo da Silva, o Polho ou Papai do Alemão, de 26 anos, morreu na manhã de ontem, ao dar entrada no Pronto Socorro de São Gonçalo (PSSG), no Zé Garoto, São Gonçalo. Após a confirmação da morte, os comércios do Complexo do Salgueiro, São Gonçalo; do Caramujo, Niterói; e Alemão, Rio, fecharam as portas. Policiais da Delegacia de Homicídios de Niterói, Itaboraí e São Gonçalo (DHNISG) apuram se a morte está relacionada com a operação do Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChoque) no Complexo do Salgueiro, que resultou na apreensão de arma e drogas.

Por volta das 7h da manhã de ontem, policiais do BPChoque faziam operação no Salgueiro quando foram surpreendidos por um homem que pilotava uma moto preta e atirou contra os PMs. Houve intenso confronto e os policiais foram atacados por outros criminosos. Ninguém foi preso. Na fuga, um dos bandidos deixou para trás uma pistola 9 milímetros, carregador, uma munição, além de 40 trouxinhas de maconha e 198 pedras de crack. A apreensão foi levada para a 72ª DP (Mutuá), onde foi registrada como resistência. No confronto, os policiais efetuaram 140 disparos de fuzil 762.

Em seguida, a polícia recebeu a informação de que um homem baleado havia morrido ao chegar nu no PSSG. Em depoimento na DH, uma das mulheres que o socorreu disse ter sido obrigada a levar a vítima até a unidade de saúde. Ela saía da casa da irmã, no Salgueiro, quando teve o carro cercado por dois homens que ordenaram que Polho fosse socorrido.

“Foram os piores momentos da minha vida. Fui abordada por dois homens que carregavam a vítima ferida. Eles me mandaram levá-lo ao hospital. Minha amiga assumiu o volante e me mandaram ficar com ele no banco de trás. Corremos muito, mas acho que ele chegou sem vida. Fiquei com a roupa coberta por sangue. Como estava em estado de choque, me deram dois tranquilizantes. Essa foi a cena mais horrível que já vi na vida. Não sei quem era este homem, mas era um ser humano e tentei salvar a vida dele”, disse a vendedora, de 38 anos.

Apesar das suspeitas apontarem para a morte durante intervenção policial, a DH apura também a informação de que Polho pode ter sido executado pelos próprios comparsas, que não se conformavam com as mortes das principais lideranças da comunidade.

Oriundo do Complexo do Alemão, Polho assumiu o tráfico no Complexo da Penha após a prisão de Bruno Eduardo Procópio, o Piná, em abril do ano passado, na Região dos Lagos. Segundo informações repassadas à polícia, Polho, que figurava como foragido do sistema penitenciário, estaria, há alguns meses, escondido no Complexo do Caramujo, Niterói. Mas por conta das constantes operações na comunidade, o traficante pediu abrigo ao Salgueiro.

Polho é um dos suspeitos de comandar a quadrilha que cometeu ataques às Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) no Estado. Contra ele, havia cinco mandados de prisão pendentes, a maioria pelo crime de tráfico de drogas e associação. Por conta da morte do traficante, criminosos ordenaram o “luto forçado” de comerciantes do Complexo do Caramujo, Salgueiro e Alemão.

Corpo é encontrado em carro na BR

O corpo de Daniel Santos Conceição, o Fiel, de 21 anos, foi encontrado, na tarde de ontem, na mala de um carro abandonado na BR-101, altura de Guaxindiba, São Gonçalo. Segundo investigações iniciais da DHNISG, a principal hipótese é de execução.

O corpo de Daniel foi encontrado pelo pai e o irmão, por volta das 15h, que acionaram a Polícia Rodoviária Federal. No corpo, pelo menos, quatro perfurações de bala no tórax e golpes na nuca, o que indica que ele pode ter sido torturado antes de morrer. Além disso, a DH vai investigar se Daniel tem envolvimento com o tráfico do Salgueiro. O carro, modelo Hyundai prata, constava como roubado em Niterói no início do mês. Daniel deixa uma filha de um ano.

Matérias Relacionadas