Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1643 | Euro R$ 5,5351
Search

São Pedro da Aldeia quer imunizar 20 mil pessoas contra gripe H1N1

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 26 de abril de 2016 - 21:29
Meta é atingir grupos prioritários, formados por crianças, gestantes, idosos, entre outros
Meta é atingir grupos prioritários, formados por crianças, gestantes, idosos, entre outros -

São Pedro da Aldeia iniciou, nesta terça-feira, a campanha de vacinação contra a gripe H1N1. A mobilização vai até o dia 20 de maio e ocorre em 24 unidades de saúde do município. O Dia D será realizado no próximo sábado. A meta do município é imunizar 19.956 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários compostos por crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da Saúde, idosos e comorbidades. Ao todo, o município receberá 21.250 doses divididas em cotas, sendo a primeira cota de 7.500.

De acordo com a subsecretária de Saúde, Maria Lúcia Feitosa, a vacina imuniza contra os três subtipos de vírus da gripe que mais circulam no inverno, o H1N1, H3N2 e Influenza B. “A vacinação contra a gripe foi antecipada de forma preventiva. Até a próxima sexta-feira (29), as doses disponibilizadas serão divididas em nossas unidades da Atenção Básica, exceto nas unidades da Rua do Fogo, Orquídea, Parque Arruda e Poço Fundo. Vale reforçar que quem tomou a vacina no ano passado precisa tomar novamente este ano”, explicou.

Os principais sintomas da gripe H1N1 são febre, calafrios, tremores, dores de cabeça, dor de garganta, rouquidão, tosse seca e coriza. A transmissão ocorre pelo contato com pessoas infectadas ao tossir, espirrar ou falar. Também pode ser transmitida por meio indireto, pelas mãos ou após contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias.

Matérias Relacionadas